terça-feira, 5 de junho de 2007

A Lei na Prática...sobre a Lei de incentivo a doação de livros para bibliotecas

Lei incentiva doação de livros para bibliotecas
Com a medida, quatro bibliotecas conseguiram renovar seu acervo


Os estudantes de Guarujá ganharam um incentivo a mais para cultivar o hábito da leitura em seu cotidiano. Uma campanha de doação de livros, criada por um dos membros do Legislativo, pretende arrecadar livros, revistas e outras publicações para serem doadas as bibliotecas públicas da Cidade.

A lei de número 3.456, publicada no Diário Oficial na última sexta-feira (18), tem por objetivo repor e renovar o acervo das quatro unidades existentes no Município. De acordo com a lei, a Campanha de Doação de Livros será realizada sempre na primeira semana dos meses de janeiro, maio, setembro e dezembro.

Uma Comissão Interinstitucional de Leitura será criada para realizar uma pré-seleção do material arrecadado. Após a seleção, as obras doadas serão encaminhadas às bibliotecas. O grupo será composto por representantes de bibliotecas, de instituições universitárias de ensino, de instituições públicas de pesquisas, colégios estaduais e dos Conselhos Municipais de Educação e Cultura.

A iniciativa irá beneficiar as bibliotecas Martins Fontes (Rua Quintino Bocaiúva, 183, Centro, Pitangueiras), Geraldo Ferraz (Rua Ceará, s/n°, Pae Cará, Vicente de Carvalho), Biblioteca Inclusiva 1º de Maio (Avenida Adriano Dias dos Santos, 611, Jardim Boa Esperança, Vicente de Carvalho) e a existente no Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (CAEC) André Luiz Gonzalez (Travessa 268, Quadra 77, Morrinho II, no bairro Morrinhos).

De acordo com o coordenador das bibliotecas, professor Pedro Menezes Nascimento, os preparativos para a primeira campanha já estão a todo vapor. Ele lembra que uma ação parecida vem sendo realizada no Município desde 2004. A iniciativa arrecadou 20 mil livros doados pelos munícipes e os distribuiu nas bibliotecas.

Novas bibliotecas

Para este ano, estão previstas as inaugurações de mais três bibliotecas públicas. Quem mora nos bairros Perequê, Enseada e Mar e Céu terá mais facilidade em visitar uma biblioteca. As novas unidades serão instaladas nas escolas Jardim Umuarama (Rua Rio Solimões s/nº, no Perequê), Balneário Cidade Atlântica (Avenida Atlântica, 1516, Enseada) e Escola Municipal Jardim Mar e Céu (Rua José Terto dos Santos Filho, 136, no bairro Mar e Céu).

Nenhum comentário: