segunda-feira, 7 de abril de 2008

Ibict Lança CDU 2ª Edição - Padrão Internacional em Língua Portuguesa

Ao lançar ao público brasileiro a CDU 2ª edição - Padrão Internacional em Língua Portuguesa, o IBICT retoma e atualiza um poderoso e indispensável recurso para classificar todos os campos do conhecimento humano.

Sistemas de informação, como bibliotecas, bases de dados , bibliotecas digitais, portais e repositórios, têm na classificação a base para recuperação, acesso e uso de conteúdos. Essa ferramenta transcende a utilização pelos profissionais da informação, chegando aos pesquisadores, professores, especialistas e alunos, nas atividades de ensino e pesquisa.

A obra compõe-se de dois volumes : - volume 1 – Tabelas sistemáticas, com 1.257 páginas. ISBN 978-85-7013-075-4; - volume 2 – Índice alfabético, com 603 páginas e mais de 74.000 termos. ISBN 978-85-7013-074-7. Preço:2v. R$540,00.

Mais informações pelo site www.ibict.br/publicacoes, pelo e-mail nucom@ibict.br e pelo telefone: (61) 3217-6161.

MA ganha Biblioteca Virtual em Saúde


07-Abr-2008

A população do Maranhão ganhou mais um aliado para a democratização do acesso à informação em saúde e promoção da cidadania. Chega ao estado a Estação Biblioteca Virtual em Saúde (Estação BVS).
A população do Maranhão ganhou mais um aliado para a democratização do acesso à informação em saúde e promoção da cidadania. Chega ao estado a Estação Biblioteca Virtual em Saúde (Estação BVS). Na próxima quinta-feira, 10, será instalada a BVS na Escola Técnica do SUS de São Luís (Canto da Fabril). Um dia antes, a inauguração acontece na Escola Técnica do SUS Nazaré Neiva (ETSUS-MA).
Iniciativa do Ministério da Saúde com a Bireme/Opas/OMS e o Governo do estado e prefeituras, a Estação BVS permite aos usuários acesso livre a informações geradas por instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) e acadêmicas disponíveis na Biblioteca Virtual de Saúde. Neste espaço gestores, pesquisadores, estudantes, profissionais em saúde e sociedade em geral têm acesso a mais de 16 milhões de referências técnico-científicas e podem conhecer melhor as políticas, programas e ações do Ministério da Saúde e legislação sanitária vigente.
Informações para a sociedade também se fazem presentes na BVS, tais como dicas em saúde, exposições virtuais e datas relevantes para a saúde. O diferencial é que cada Estação BVS conta com profissionais capacitados e preparados para atender a comunidade usuária e atuarem como agentes multiplicadores de informação.
A Estação BVS compõe a estratégia da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (BiblioSUS), que dissemina a produção literária da esfera federal do SUS e fomenta o debate, a interação, a pesquisa e a promoção da saúde. A Rede BiblioSUS possui 1.245 centros cooperantes (unidades interligadas), sendo 23 no Maranhão. A proposta é que com as solenidades de instalação das estações BVS as bibliotecas conheçam também a Rede BiblioSUS e passem a integrar essa rede.

Nos estados
A implantação da Estação BVS já contemplou 24 estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Maranhão, Tocantins e Distrito Federal. A meta é que todos os estados sejam contemplados até o final deste mês.

Curso de capacitação para prática profissional
A Escola Técnica do SUS (ETSUS), vinculada ao Governo do Maranhão, realiza a partir de hoje, 7, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), a Capacitação Pedagógica para docentes/facilitadores do Curso Técnico Agente Comunitário de Saúde – Etapa Formativa 2.
O curso faz parte das ações estratégicas da ETSUS do Maranhão para o desenvolvimento dos serviços de saúde, através do aprimoramento da prática profissional.
Os alunos do curso são provenientes de 50 municípios maranhenses, das regionais de Santa Inês, Pinheiro, Chapadinha, Itapecuru-Mirim, Viana e Açailândia, totalizando 2.746 agentes que serão capacitados para atuar como multiplicadores em suas respectivas áreas de trabalho.
Os instrutores são técnicos de nível superior selecionados pela Secretaria de Estado da Saúde, que utilizarão metodologia participativa, com palestras e trabalhos em grupos com carga horária de 88 horas.
Segundo a Diretora da ETSUS, Maria José Medeiros, ao final do curso, os alunos terão desenvolvido um plano de trabalho a ser colocado em prática em seus respectivos municípios.
A ETSUS Maranhão foi criada através do Decreto Nº. 20217, de 30 de dezembro de 2003 e tem como mantenedora a Secretaria de Estado da Saúde com a cooperação técnica da Secretaria de Educação.
Os cursos oferecidos pela Escola são: Técnico Agente Comunitário de Saúde, Técnico de Higiene Bucal, Técnico de Análises Clínicas e Técnico de Enfermagem. Maria José Medeiros informou também que a ETSUS já programou mais três cursos desse nível ainda para o primeiro semestre de 2008.

Fonte: O Imparcial Online